sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Campanha: Combater a Fome no Corno de Africa (Somália-Etiópia-Quénia)


Face à gravidade do actual cenário, o Barclays Portugal decidiu aderir às iniciativas do Grupo e, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, associar-se ao Projecto que o Barclays Quénia tem em curso com a Cruz Vermelha Quénia: PEAH* (Parceria e Empowerment Contra a Fome).





A situação de seca que se está a viver no Corno de África (Somália, Etiópia e Quénia) é severa e são necessárias intervenções humanitárias urgentes. No entanto, a actual seca é resultado não apenas da falta de chuva, mas também da combinação de questões crónicas, como as mudanças sociais no modo de vida das comunidades pastorícias, o aumento da população, os padrões migratórios, a degradação ambiental e o conflito local. Todos estes factores combinados resultaram na diminuição da resiliência comunitária, levando milhões de pessoas a ficarem ainda mais susceptíveis a este longo período de seca.

O programa de emergência delineado pela Cruz Vermelha é essencial, mas é apenas um dos elementos da estratégia da Cruz Vermelha para a região. É preciso ter em conta a perspectiva a longo prazo que se pretende alcançar e o facto desta operação de emergência se encontrar englobada nestas mesmas soluções.
Os dados desta crise humanitária são alarmantes. O número de somalis que foge das suas áreas de residência aumentou consideravelmente devido a estes factores. Estima-se que mais de 12 milhões de pessoas se encontram em risco e a necessitar de assistência humanitária urgente.
O Quénia recebe cerca de 2000 pessoas em direcção ao maior campo de refugiados de África, Dadaab, e a Etiópia cerca de 1300 em direcção a Dolo Ado, diariamente. As condições em que estas pessoas se encontram são alarmantes, não apenas pelas condições dos campos, que estão nos seus limites de ocupação, como também a nível de saúde e higiene, sobretudo mulheres e crianças com menos de cinco anos, que sofrem de desnutrição aguda.

Sites:
www.cruzvermelha.pt

Faça um donativo na Conta da Cruz Vermelha (Fundo de Emergência)
NIB: 0032 0117 0020 1022 46475

Ajude quem mais precisa!



Sem comentários:

Enviar um comentário